3/24/2011

A Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

A sociedade se desenvolver de forma muito ampla e os desafios para conseguir acompanhar esse ritmo são muitos e acompanhar essa evolução fica difícil, inclusive para a escola. Não há dúvida de que o conhecimento é a base de tudo para um desenvolvimento social, cultural e também econômico. E essa necessidade acaba sendo atribuída à escola, essa é a instituição que tem o dever de preparar as pessoas para entrar nesse mundo competitivo, mas os fracassos são evidentes.

Uma maneira de conseguir êxito na construção do conhecimento é se aliar ao desenvolvimento, fazendo o uso de tecnologias que podem ajudar e muito no processo ensino-aprendizagem. A escola deixou de ser a única fonte de conhecimento e saber, existe muto mais conhecimento fora da escola. E a escola deve usar todos os mecanismos possíveis para conseguir chegar a esse conhecimento, não ficar restrita apenas aos livros que fazem parte do seu acervo.

Dessa forma a função da escola deixou de ser o único lugar de aprendizagem, ela deve preparar o educando para que o mesmo aprenda fora da escola. Para que o mesmo saiba buscar o conhecimento, onde ele estiver. Para tal proposta é fundamental mudar a forma de ensinar, fazendo uso de todas as ferramentas possíveis que estão ao alcance dos educadores independente do lugar e hora. A aprendizagem passa a ser algo constante desde a infância até a terceira idade.

Nessa proposta os desafios dos educadores se multiplicam, é preciso conhecer bem o aluno, trabalhar com projetos de forma coletiva, criar condições para que se desenvolvam as múltiplas formas aprendizagem conseguindo êxito no seu proposto.

Para melhorar o contexto da educação frente os grandes desafios que estão surgindo, as novas tecnologias estão surgindo como uma ferra muito importante para auxiliar os educadores. Mas o cuidado com essas ferramentas devem ser grandes, fazendo o uso apenas do que realmente interessa e vai trazer um retorno positivo na sala de aula, não usar apenas porque está na moda.