6/02/2014
5/08/2014
3/12/2014
6/20/2013
Fotos do Estágio em Informática
Meus agradecimentos à professora Simone Romio que me apoiou nessa jornada.......
3/21/2013
3/11/2013
Olha a babaquice dos caras.......
Danieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeelllllll!!!!!!!!!
Não foram bons alunos de Física, não estudaram o efeito da Força Centrípeda.
3/08/2013
7/01/2011
Atividade 4.0 Reflexão sobre a prática docente
Com certeza a atitude de educadores que venham a fazer uso dessas tecnologias vai mudar consideravelmente o seu modo de agir na sala de aula. O professor continuará sendo o foco do processo, mas a maneira de expor suas ideias, de ensinar será diferenciado. Certas atitudes nunca serão deixadas de lado, como a disciplina, comprometimento, respeito, participação; mas em contra partida haverá muito mais interesse por parte dos educandos. O professor terá que rever muitos do seus conceitos sobre prática de ensino, mas se for bem feito terá ótimos resultados na sua prática pedagógica.
Será que haverá mudança na nossa atuação docente?
As transformações tecnológicas das últimas décadas têm sido rápidas, amplas e profundas. Com isso, novos modelos têm sido estabelecidos, exigindo do professor práticas pedagógicas que o tornem mediadores do conhecimento, em oposição ao velho paradigma do professor detentor de conhecimento. Vale ressaltar que a prática docente ainda nos dias de hoje é tradicional devido aos professores que ainda apresentam forte resistência às mudanças. Desta forma, torna-se premente mudanças na forma de ensinar e aprender.
O que mudará na aprendizagem do aluno?
O aluno vai dispor de uma infinidade de informação, bastando apenas alguns cliques para acessar todas essas informações. Mas o necessário é ele transformar todas essas informações com conhecimento e ai entra o papel do professor. A aprendizagem pode ocorrer fora da escola, em casa, nas lan house, na casa do colega e mesmo dessa forma o professor deve interagir; fazendo parte da realidade digital.
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
O professor deverá estar em constante aprendizagem, não apenas de formação e especialização, deverá ser antônomo nesse processo. Não é preciso frequentar universidades, especializações para aprender coisas novas. As tecnologias mudam de forma muito rápida e o professor deve investigar quais onde ter acesso à essas novidades para acompanhar e tirar o máximo de proveito.
Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
6/09/2011
Atividade 3.3 Compartilhando Descobertas
O Portal do Professor é uma ferramenta muito valiosa para os educadores de todo o país. Pois constitui uma área de aprendizagem onde os professores de todo o país podem compartilhar suas ideias, propostas, sugestões metodológicas para o desenvolvimento dos temas curriculares e para o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais na sala de aula no contexto educacional.
Espera-se com este espaço criar um intercâmbio de experiências para o desenvolvimento criativo de novas estratégias de ensino e aprendizagem. As atividades disponíveis nesta área são sugestões de professores, em uma proposta colaborativa. Qualquer pessoa pode acessar as sugestões, deixar comentários, classificá-las ou baixá-las para a sua máquina pessoal.
Todos os profissionais de educação, desde que inscritos e logados no ambiente do Portal tem acesso ao ambiente e tudo que lá está disponível. Caso contrário, as aulas poderão ser somente lidas, classificadas, comentadas ou baixadas. Uma vez logado, o professor terá a possibilidade de criar sua própria aula. Ele poderá deixá-la em seu espaço pessoal para acesso e edição posteriores ou publicá-la para que outros professores a visualizem e deixem seus comentários. E dessa forma contribuir para a construção de uma grande rede educadores e educadoras.