4/08/2011

Atividade 1.6 - Fronteiras Digitais e Tecnologia e Metodologia

Os videos são um reflexo da situação atual em que a sociedade e a educação se encontram.
No primeiro vídeo (Fronteiras Digitais) mostra o abismo que há entre as mais variadas faixas etárias da população. Enquanto os jovens estão totalmente sintonizados com as tecnologias as pessoas com uma idade mais superior estão pouco preocupados em acompanhar esse processo. Os jovens fazem as mais variadas atividades concectados com a internet, conversam com pessoas que em outras distânicas, ouvem o que eles querem, assistem o que eles querem. Tirando o máximo de proveito do que está disponível para interagir no dia-a-dia. Enquanto isso, pessoas se recusam a fazer parte desse contexto.
Mas há um momento que os jovens totalmente envolvidos pelas tecnologias precisam se desligar desse mundo digital, a escola. O que acaba desmotivando alguns educandos no processo ensino-aprendizagem e dessa forma a escola não é mais um lugar atrativo para eles.
Em tempos atrás a escola era a única fonte de conhecimento e saber, com seus poucos livros, quadros. E o professor era o senhor do conhecimento, através dele os educandos conheciam um mundo totalmente novo, o que tornava a aprendizagem um processo altamente atrativo.
Felizmente a evolução se faz presente na sociedade e a informação de qualquer parte do mundo está ao alcance de um clique. Existe muito mais saber fora da escola do que dentro da escola, que continua presa nas mesmas práticas e metodologias de muitos anos anteriores. A sociedade evoluiu e a escola parou, agora tenta recuperar o tempo perdido.
O vídeo dois (Tecnologia e Metodologia) mostra uma realidade que pode fazer parte da escolas se não haver uma responsabilidade e cuidado com o uso das tecnologias. A escola tem uma grande variedade de tecnologias e a metodologia utilizada continua a mesma. Nesse sentido as tecnologias não trarão nenhum impacto para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário